5 Dicas de segurança para compras online

A maioria das pessoas preferem fugir das aglomerações e demoras de atendimento das lojas físicas, com isso preferem fazer suas compras de forma virtual.

O comércio digital oferece todo tipo de produto, por diversos preços, além de ser um meio de compra fácil e rápido.

Porém, essa facilidade pode trazer alguns riscos, tais como, a exposição de dados. As invasões em sites de compras podem levar as informações dos clientes para a mão de cibercriminosos.

Por isso, é importante sempre tomar cuidado para seus dados não serem roubados, receber algo diferente do que pediu ou até pagar pelo produto e não o receber. Pensando nisso, separamos 5 dicas de segurança para as compras online:

1°- Desconfie de ofertas milagrosas

Se você está pesquisando um produto e encontra ele em algum site por um preço muito abaixo da média, desconfie. Nesses casos geralmente é golpe ou o produto é falso.

Assim como acontece nas lojas físicas, o comércio online também possui uma média de preços que garante que o produto é original.

Valores muito abaixo do preço médio são uma das principais iscas utilizadas por golpistas para atrair vítimas, por isso é importante sempre pesquisar os valores antes de comprar.

Infelizmente a internet está cheia de sites fraudulentos e de bandidos que se aproveitam desse desejo do consumidor de pagar barato.

Antes de fazer qualquer cadastro ou de informar seus dados, verifique a procedência do site, faça uma pesquisa sobre ele na internet e de preferência leia as avaliações.

Alguns sites como o Reclame Aqui podem ser de grande ajuda nessa hora, pois você consegue ver a experiência de outras pessoas que compraram nesse site.

2°- Use senhas fortes

Ao criar cadastro em uma loja virtual, cadastre uma senha forte. Uma senha forte é aquela que é difícil de ser codificada por seres humanos ou programas de computador.

 Você pode criar uma senha forte por:

·         Usar pelo menos seis caracteres– quanto mais caracteres, mais forte a senha fica;

·         Combinar letras, números e símbolos;

·         Misturar letras maiúsculas e minúsculas.

Alguns sites informam se a senha escolhida é segura o suficiente, mas se o site não informar, seguir as dicas citadas acima podem ser de grande valor.

A maioria dos sites salvam seus dados de cartão para futuras compras, por isso quanto mais forte for a senha, melhor.

Também é importante definir uma senha diferente para cada site, assim se uma senha for descoberta, não facilitará o acesso aos outros sites.

3°-Pesquise sobre a loja ou o vendedor

Como já comentado, é sempre válido pesquisar sobre a loja em sites de reclamação. Também é possível saber sobre a loja ou o vendedor nas redes sociais.

Saber há quanto tempo a loja existe também é importante, pois geralmente as lojas criadas perto de épocas de compras como no Natal, na Black Friday ou no Dia das crianças são fraudulentas.

Outro requisito básico que a loja deve cumprir para ser classificada segura é sempre divulgar as informações de contato no site.

Ao digitar o endereço da loja no navegador é possível observar se aparece um cadeado ao lado, esse cadeado serve para mostrar a segurança do site. Dê preferência a esses sites.

E caso você decida realizar a compra em aplicativos, verifique a pontuação dele na AppleStore e na PlayStore.

4°- Evite comprar em computadores compartilhados

Ao realizar a sua compra online, use apenas seus dispositivos. Dessa forma, a chance de ter problemas são mais baixas.

Não use computadores, aparelhos celulares ou tablets de outras pessoas ou públicos.

Às vezes, sem perceber você pode salvar suas senhas ou dados pessoais e a próxima pessoa que for usar esse dispositivo pode fazer compras no seu nome, utilizando seus dados.

Lugares públicos, como os hotéis, são muitas as pessoas que usam o mesmo equipamento e é difícil se assegurar das boas intenções de cada pessoa.

Outro motivo de não usar aparelhos eletrônicos que não são seus ao fazer compras online, é que você não sabe se eles são seguros, eles podem estar comprometidos com vírus.

Ao fazer o pagamento de uma compra em um computador que não é protegido por um bom antivírus, suas informações podem ser roubadas e você pode acabar sendo vítima de um golpe ou uma fraude.

Se caso você não conseguir realizar sua compra virtual no seu próprio aparelho, certifique-se de que ele seja de alguém confiável e que ele esteja devidamente seguro.

5°- Leia tudo antes de realizar a compra

É recomendável ler atentamente o anúncio, pois geralmente ele contém algumas pegadinhas, como por exemplo os descontos serem apenas em itens selecionados.

Se a oferta parece ser imperdível, garanta que nas entrelinhas ela ofereça os mesmos benefícios que você espera, antes de realizar a compra. 

Se você escolheu o produto e viu que o anúncio é verdadeiro, leia duas vezes a quantidade de item colocado no carrinho, se a forma de pagamento é a que você deseja e se o endereço de entrega é mesmo o certo.

Esteja atento também ao valor do frete antes de finalizar a compra, as vezes o frete pode acabar fazendo com que o produto fique com o valor bem maior e no final nem compense realizar a compra.

Mesmo que o site seja seguro, nem sempre é fácil realizar uma troca. Por isso, sempre verifique se aquele item escolhido é o desejado e se a numeração é mesmo a certa.

Em casos de compras internacionais, ler atentamente todas as informações da compra torna- se ainda mais importante, pois, o tempo de entrega pode ser bem maior e o valor pode estar por exemplo em dólar, o que torna o produto bem mais caro e pode trazer surpresas desagradáveis na fatura do cartão.

Como vimos, garantir a segurança nas compras online não é difícil. Essas cinco dicas farão total diferencia nas suas compras.

Não deixe que a emoção causada por uma promoção te impeça de colocar essas dicas em prática e garanta que a sua compra seja realizada de forma segura. 

Deixe um comentário