A sigla “QR” é a abreviação de Quick Response, que significa Resposta Rápida. O QR Code tem a mesma funcionalidade que o código de barras que é codificar e transmitir informações.

A diferença do QR Code e do código de barras é que no QR Code os dados são dispostos tanto na horizontal como na vertical, e no código de barras os dados são dispostos somente na horizontal.

Uma das vantagens do QR Code é que ele pode ser lido pela câmera de diversos aparelhos celulares ou por aplicativos baixados neles.

Por causa das muitas vantagens, o QR Code passou a ser uma ferramenta de grande importância na transformação digital do mundo dos negócios.

Porque o QR Code se popularizou?

O QR Code foi criado pela empresa japonesa automotiva Denso-Wave em 1994 com o intuito de catalogar de maneira mais rápida as peças na linha de produção.

Mas somente em 2003 que essa tecnologia começou a ser utilizada também em aparelhos celulares, pois foi observado que até câmeras com baixas resoluções poderiam fazer a leitura.

Depois dessa descoberta, foi aberto então novas possibilidades de uso para a aplicação do QR Code.

Que o uso de aparelhos celulares e da internet só aumenta, não é novidade.

Mas esse uso constante não só afetou o dia a dia de muitas pessoas, como também a forma como os clientes e as empresas se interagem.

Se formos falar de marketing, a aparência do QR Code aumenta as chances de atrair consumidores.

Porém, não é só por sua aparência interessante que ele está se popularizando, mas também por suas inúmeras vantagens, como armazenar até cem vezes mais dados do que o código de barras.

Outra vantagem do uso do QR Code é por ele poder ser lido por qualquer smartphone de forma gratuita, ou seja, qualquer cliente pode ter acesso ao conteúdo da empresa.

No entanto, o uso mais constante dessa tecnologia é pela realização de pagamentos simples e instantâneos.

Mesmo os comércios mais simples como os produtores rurais, podem se beneficiar do uso do QR Code, por isso a sua popularização vem aumentando de forma constante.

Cada vez mais as pessoas buscam por praticidades, ninguém gosta de enfrentar filas e é isso o que está fazendo as pessoas optarem pelo pagamento que pode ser feito em qualquer lugar de forma rápida somente por meio da leitura do QR Code.

E do ponto de vista das empresas, o custo que o QR Code traz é baixo, basta somente ter um aplicativo que gere os QR Codes.

Como o QR Code ajuda as empresas no dia a dia?

Há diversas maneiras criativas e eficazes de se utilizar o QR Code nas empresas, com boas estratégias é possível alcançar excelentes resultados tanto no aumento das vendas como na satisfação dos clientes.

Além do custo do uso do QR Code nas empresas ser baixo, ele pode trazer uma economia por reduzir aqueles custos pagos por serviços bancários.

E essa economia de recursos ainda traz vantagens para os clientes, visto que elas não são mais repassadas a eles.

Sabemos que o uso das redes sociais hoje em dia é indispensável para as empresas, por isso o QR Code é tão importante.

O QR Code pode dar aos clientes todas as informações do negócio e mostrar todas as redes sociais, facilitando o acesso dos usuários.

Desse modo, a quantidade de seguidores nas redes sociais das empresas aumenta, junto com as chances de futuros negócios.

Outra ajuda que o QR Code traz é pelo cliente não precisar ter o dinheiro em mão para realizar a compra, basta ele fazer o pagamento virtual com o auxílio do QR Code.

Por causa dos dados serem protegidos com criptografia e sofrerem atualizações de segurança frequentemente, os clientes não ficam com medo de usar essa tecnologia.

O QR Code também pode ser utilizado para atiçar a curiosidade do cliente.

A maioria dos consumidores gostam de saber sobre as informações do produto comprado e as embalagens não possuem espaço suficiente.

Então, ao colocar o QR Code nas embalagens dos produtos a empresa faz com que o cliente busque esse conteúdo por exemplo no site ou nas redes sociais da empresa.

Todo empreendedor sabe que monitorar o desempenho da empresa é importante, e o QR Code pode ajudar nisso também.

Com base no número de varreduras, o empreendedor consegue saber se o produto ou a empresa está indo bem.

O uso do QR Code em lojas virtuais

Os donos de e-commerce sempre devem ficar atento as novidades do mercado e em como levar ao cliente uma boa experiencia de compra.

Pensando dessa forma, o QR Code pode ser de grande ajuda na sua loja virtual.

Muitos clientes ainda ficam com medo de usar seus cartões na hora de comprar de forma virtual, então o QR Code é uma ótima maneira de atrair esses clientes.

É no pagamento da compra que o cliente muitas vezes desiste de comprar, e muitas vezes é por se sentir inseguro, por isso é importante oferecer um QR Code que possa ser escaneado pelo aplicativo do banco.

Nesses casos a IPAG pode ser grande ajuda, visto que ela possibilita ao e-commerce receber pagamentos digitais através de vários métodos de pagamentos e de forma segura.

Saber implementar o QR Code na sua loja virtual é importante para se ter sucesso.

Você deve sempre ter em mente que a ideia é que o cliente tenha acesso as informações sempre que precisar. Esse deve ser o foco na hora de criar as estratégias para usar o QR Code.

É possível usa o QR Code de várias maneiras para atrair mais vendas, as duas principais são:

·         Descontos: ao agradecer ao cliente pela compra, é possível enviar um QR Code com descontos exclusivos, todos os clientes gostam de exclusividade. Isso fará a chance de uma nova venda aumentar.

·         Informações: cada vez mais as pessoas gostam de saber como o produto é feito e se ele é por exemplo cruelty free, colocar essas informações no QR Code do produto pode fazer total diferença na hora do cliente escolher entre o seu produto e o do concorrente.

Sabendo de todas as vantagens do QR Code, conte com a ajuda da IPAG para vender de forma segura e fácil seus produtos.

Deixe um comentário