É bem provável que você assine algum serviço ou produto das empresas Netflix, Amazon Prime e Spotify, todas elas grandes expoentes da nova economia. Sabe o que mais elas têm em comum? O modelo de negócios e cobrança: ambas utilizam o modelo de cobrança recorrente.

O pagamento recorrente permite a realização de cobranças de forma automática no cartão de crédito, de acordo com valores e frequência estabelecidos no contrato.

Além de ser mais prático para o consumidor, gera mais fidelização dos clientes para a empresa.

O pagamento recorrente é um modelo de negócio que está cada vez mais sendo usado pelos empreendedores, se tornando uma grande tendência no mercado, como os clubes de assinatura.

Mas até mesmo segmentos tradicionais, como academias, barbearias, serviços de saúde e escolas têm encontrado nesse modelo uma forma mais prática de cobrar seus clientes.

Como funciona o pagamento recorrente?

Ao optar por esse tipo de pagamento, o consumidor escolhe como deseja pagar e passa a receber as cobranças de forma automática, no período e no valor contratado.

Essas cobranças são realizadas normalmente 1 vez ao mês, com renovação automática até o prazo estipulado ou até o cliente solicitar o cancelamento.

A empresa que utiliza esse tipo de pagamento, configura a cobrança do seu serviço ou produto em uma frequência determinada.

O método de pagamento mais utilizado e que proporciona mais vantagens é o cartão de crédito, visto que dessa forma, a cobrança é feita automaticamente na fatura do cliente sem nenhuma ação manual dele ou da empresa (prestadora do serviço), o que proporciona uma melhor experiência de consumo e reduz consideravelmente a inadimplência.

Diferença do pagamento recorrente e do pagamento parcelado

É muito importante saber a diferença entre o pagamento recorrente e o pagamento parcelado, tanto na hora de oferecer, quanto na hora de contratar.

O pagamento recorrente é uma cobrança periódica, e que possui uma entrega regular de um serviço ou p=roduto.

E ao contrário do pagamento parcelado, no recorrente o cliente não precisa comprometer seu limite do cartão, só o valor do pagamento mensal.

No pagamento parcelado, é feita uma única venda e o pagamento é dividido em algumas prestações.

Vale ressaltar que no pagamento parcelado, o valor total da compra é considerado no limite do cartão de crédito, o que prejudica futuras compras.

O pagamento recorrente proporciona comodidade para o cliente e para o fornecedor de produtos e serviços.

Vantagens de oferecer o pagamento recorrente aos clientes

A maioria dos clientes atualmente preferem esse tipo de pagamento, principalmente por não prejudicar o limite do seu cartão de crédito, além de maior praticidade.

Porém, ao oferecer esse tipo de pagamento aos clientes, a sua empresa também sai ganhando.

Algumas vantagens desse modelo de vendas são:

·         Fidelização de clientes: como o cliente realiza os pagamentos de forma regular e recebe seus serviços ou produtos periodicamente, as chances de fortalecer o relacionamento com ele são maiores.

·         Redução de inadimplência: essa vantagem é ainda maior no caso da recorrência por cartão de crédito, já que o cliente não esquece e nem atrasa o pagamento.

· Automatização dos pagamentos: com o modelo de pagamento recorrente, é possível automatizar a cobrança dos pagamentos, agilizando o setor financeiro.

·         Redução das chances de erros: como é possível automatizar os pagamentos, isso reduz as chances de erros nas cobranças, comuns em processos manuais.

·         Melhora a gestão financeira: com o pagamento recorrente você consegue ter uma melhor previsão de receita da empresa e isso ajuda no controle de fluxo de caixa e em investimentos com mais chances de acerto.

·         Controle maior de demanda: como você consegue ter a previsibilidade da demanda mensal de itens por conta das assinaturas ativas, é mais fácil planejar a reposição de mercadorias.

Todas essas vantagens afetam diretamente as suas vendas, e trazem muitos benefícios a curto e longo prazo.

Os consumidores aumentaram a procura por serviços e produtos que contam com esse tipo de modalidade de pagamento, e essa procura se intensificou mais ainda depois da pandemia.

Uma pesquisa mostra que mais da metade da população brasileira assina no mínimo seis serviços que usam o pagamento recorrente.  

Esse modelo de cobrança só tende a crescer, e se você ainda não utiliza em seu negócio, vale a pena analisar a viabilidade de implementar.

Como oferecer o pagamento recorrente

Para vender seus produtos ou serviços no modelo de recorrência, é preciso utilizar uma plataforma de pagamentos que ofereça essa possibilidade.

Com a ajuda do iPag, você pode criar planos recorrentes, cobrando dos seus clientes automaticamente por meio de cartão de crédito.

Depois de criar seus planos de assinatura para os seus serviços ou produtos, basta disponibilizar o link ou Qrcode para adesão, enviando para seu cliente via e-mail, WhatsApp, ou ainda, contar com a ajuda das redes sociais para isso.

Para operações com grandes volumes de cobrança mensal, como planos de saúde e provedores de internet, também é possível integrar através da API iPag, conectando diretamente seu ERP e automatizando o processo.

Por que é importante oferecer o pagamento recorrente

Os consumidores atualmente buscam soluções práticas ao assinar ou consumir um serviço. Dessa forma, oferecer a possibilidade de pagamento recorrente via cartão de crédito é praticamente uma necessidade, em virtude das inúmeras vantagens proporcionadas tanto para o fornecedor quanto para o consumidor.

Todas essas vantagens que o cliente possui agrega mais valor ao produto e serviço que você oferece a ele, e ainda fideliza o consumidor à sua marca.

Se você quiser oferecer essa tecnologia aos seus clientes, conte com a ajuda da IPag.

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